(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Dinâmica de grupo para dependentes químicos


Dinâmica de grupo para dependentes químicos

A dependência química é um mal que está presente na sociedade dizimando o bem estar tanto individual quanto familiar. Em alguns casos o próprio dependente químico percebe o que está acontecendo consigo e decide pedir ajuda para se livrar do vício.

A saída mais comum encontrada é internar-se em clínicas de recuperação e/ou tomar remédios que inibem o desejo de usar novamente a droga.

Mas em alguns casos esse tipo de tratamento não é o suficiente, afinal, tudo vai depender do tempo que ele faz uso daquela droga e da força de vontade que ele possui. Uma ótima forma de conseguir contornar essa situação é fazendo com o que dependente químico participe de uma dinâmica de grupo voltado para esse grupo de pessoas.

O que é uma dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é uma forma alternativa de trabalhar os fatores predisponentes de proteção e de risco. Com ela, é possível trabalhar os assuntos ou demandas que estão presentes e que são difíceis de lidar.

Numa dinâmica de grupo para dependentes químicos o assunto que é trabalhado é a dependência. Assim, é possível acolher esse grupo de pessoas e promover o aquecimento, se auto conhecer, melhorar a autoestima e ter um sentimento de grupo, de integração.

Nesse tipo de dinâmica os objetivos são claros, há um número de participantes além de tempo, materiais e conhecimento dos procedimentos adotados para resistir ao vício. Também são feitas reflexões, escolha de um ambiente propício para isso e auxílios são prestados quando necessários.

Por exemplo, os pacientes que estão internados terão as seguintes características no ambiente:

Fechado;
Não há alternativa de lazer;
Horário;
Rotina;
Convivência em grupo;
Contato com as questões internas;
Não há contato com o exterior;
Crises;
Conflitos.
Dinâmicas que podem ser adotados com os dependentes químicos
As dinâmicas de grupo variam de acordo com cada grupo de participantes. No caso dos dependentes químicos, pode-se adotar as seguintes:
Memorizar nomes

O objetivo dessa dinâmica é memorizar os nomes de todos os membros do grupo. Isso integra melhor o grupo e ainda favorece o conhecimento mútuo. Para realizar os procedimentos é uma boa ideia que todos estejam dispostos num círculo.

Cada membro diz seu próprio nome acrescido de um adjetivo com a mesma inicial do nome. O próximo repete o nome de quem já se apresentou seguido do adjetivo e se apresenta com o acréscimo do adjetivo. Ao fim, a experiência é partilhada com todos, ou seja, cada um diz como se sentiu quando disse o próprio nome, o adjetivo e assim por diante.

Fotografias

O objetivo é promover uma ampliação do conhecimento de si mesmo e interpessoal. Essa dinâmica promove a participação de todos com uma maior espontaneidade. Podem ser usadas fotografias realistas, sem personagens conhecidos, mas que sejam grandes e podem ser coloridas ou em preto e branco.

As fotografias devem ser espalhadas no chão e os participantes do grupo se posicionam em volta das figuras para que cada uma se fixe na que se identifique. Após a fotografia estar definida cada um pega a foto e volta ao lugar de origem.

Feito isso, cada um falará sobre a escolha espontaneamente, sobre como ele e a fotografia se identificam. Ao fim, cada um avalia como se sentiu, o que descobriu de novo com essa dinâmica.

Entramos em contato

Blog

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Lamentavelmente, os jovens são facilmente ldibriados pelo prazer momentâneo que as drogas podem gerar. Isso sem falar na influência de más companh

Ver mais
Atendemos convênios médico e planos de saúde
Planos de saúde
Podemos Ajudar?