(11) 4249-2545 (11) 97011-0268

Internação Involuntária

Internação Involuntária
Como ajudar quem não reconhece o problema? 

A internação involuntária para o tratamento da dependência química se faz necessária quando a pessoa perdeu momentaneamente a capacidade de escolha, isso devido ao uso compulsivo de drogas e álcool. Nestes caso a família deve intervir com o tratamento visando os cuidados da paciente, bem como dos próprios familiares e amigos.

Nesse momento é comum ouvir da pessoa: "não vou me tratar, não preciso disso!", pois a vontade de consumir a droga ou o álcool sobrepõe a coisas que antes eram importantes como: estudo, emprego, convívio com familiares e parentes, respeito às normas, etc. Desta forma é chegada a hora de refletir e buscar auxílio profissional, para reverter esta situação para o benefício e segurança da própria pessoa.

O que é necessário para o tratamento involuntário?

É importante ressaltar que para essa modalidade de tratamento são exigidas uma série de documentações e registros legais por parte da clínica de tratamento, além de uma equipe especializada em remoção de pacientes dependentes químicos que ofereça segurança e discrição. 

São normas reguladoras dos serviços de atenção a dependência química, registros perante órgãos competentes, principalmente o registro de estabelecimento de saúde. 

Todos esses registros trazem segurança e tranquilidade para a família evitando futuros aborrecimentos, segurança para o paciente, pois ele está sendo atendido e tratado por uma clínica regulamentada e fiscalizada, e segurança para a própria clínica por estar trabalhando dentro da legalidade.

Profissionalismo que faz a diferença:

O acompanhamento, outro fator de extrema importância para o tratamento, é realizado por equipe de profissionais, treinados e capacitados, composta por médicos (psiquiatra e clínico), psicólogos, terapeutas, consultores em dependência química, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, monitores, enfermeiros e outros.


A Clínica de Reabilitação é considerada referência em tratamento contra a dependência química e se concentra em socioterapia.

É importante frisar que a dependência química não tem cura, mas tem controle. Um processo de amadurecimento do paciente dependente em drogas.

Na Clinica prezamos, em primeiro lugar, pelo respeito ao paciente e sua individualidade, fazendo com que ele se sinta parte da sociedade, em vez de se condicionar ao isolamento vivido por “inaptos” e doentes. O isolamento não é método para o tratamento de reabilitação do dependente. O paciente precisa redefinir seu papel em seu grupo social. É preciso prepará-lo para encarar seus problemas a partir de uma nova abordagem mais madura, consciente e confiante.

Para isso trabalhamos com equipe profissional à proporção de 3 para cada paciente, que compreende a equipe técnica – de psiquiatra e psicólogos, de enfermeiros e educadores físicos; a equipe operacional 

O tratamento é dinâmico. A todo momento o paciente em reabilitação participa de atividades terapêuticas e reavalia sua condição auxiliado pela equipe técnica. O papel da equipe é de facilitador no processo, o paciente é o protagonista de seu tratamento.

A filosofia do tratamento da Clinica é permitir ao interno (paciente) em reabilitação um espaço com apoio terapêutico, igualitário, com liberdade de expressão e seguro, isento de contenção medicamentosa ou mecânica (isolamento).

O trabalho com família é considerado de importância vital para a evolução do tratamento, pois na dependência química a família também adoece. Um dos fatores de gênese da dependência química é a desestrutura familiar. 

Na última etapa do tratamento, os pacientes iniciam o processo de ressocialização, no qual o paciente em tratamento de reabilitação da dependência é gradativamente reintegrado à sociedade, sob monitoria que visa ajudá-lo a encarar os problemas que são encontrados na sociedade que provavelmente contribuíram ao uso contínuo das drogas e do álcool.

Tratamos a dependência química há mais de 10 anos. Nosso trabalho é realizado de forma humanitária, com foco narecuperação do paciente, na busca das causas que contribuíram à doença, na reeducação e na ressocialização. onde o foco é a recuperação do paciente, buscando as causas que o levaram à doença, ajudá-lo a enfrentar esses problemas pensando em seu amadurecimento e devolvê-lo a sua dignidade.

Clínica de Recuperação em São Paulo

O Grupo de Recuperação reflete o que realmente buscamos para nossos pacientes: bem-estar, qualidade de vida , resgate dos principais valores e objetivos perdidos em meio às drogas. Para isso, nos dedicamos inteiramente ao tratamento de dependência química

Ler mais

Tratamento Feminino Especializado em Alcoolismo

O abuso do álcool tem atingido diferentes classes sociais e ambos os sexos. E também, é mais consumido pelo sexo masculino em relação ao feminino. O consumo de álcool está cada vez maior, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos

Ler mais

Tratamento Feminino Especializado em Dependência Química

Contamos com uma unidade exclusiva destinada às mulheres, onde foi criado um tratamento específico para elas, visto que a mulher é diferente do homem em todos os aspectos, principalmente no aspecto emocional, e por isso é ainda mais vulnerável aos efeitos do álcool e outras drogas.

Ler mais

Tratamento Dependência Química

A dependência química caracteriza-se pelo uso abusivo e contínuo de substâncias nocivas a saúde, tanto lícitas quanto ilícitas. O indivíduo fica em um estado alterado de consciência, o que prejudica o julgamento acerca de si mesmo e da realidade a sua volta.

Ler mais

Internação Involuntária

A internação involuntária para o tratamento da dependência química se faz necessária quando a pessoa perdeu momentaneamente a capacidade de escolha, isso devido ao uso compulsivo de drogas e álcool

Ler mais

Internação Voluntária

A internação voluntária, conforme o próprio nome revela, é caracterizada pelo consentimento do paciente em ser hospitalizado. A disposição do paciente para se tratar tem uma influência inegável na recuperação de seu transtorno

Ler mais

Tratamento Farmacoterapia

A Farmacoterapia é a terapia utilizada através de alguns tipos específicos de medicamentos.  A ciência que estuda as drogas (farmacologia) - do Grego, pharmakos, droga, elogos, estudo - tem uma longa história

Ler mais

Tratamento Especializado para Dependentes

O tratamento antidroga é dividido em três fases: desintoxicação, diagnóstico dos fatores que levaram o indivíduo à dependência e controle dessa mesma dependência, que pode incluir uso de medicação, é importante deixar bem claro que apesar da dependência ser uma doença

Ler mais

Tratamento para Alcoolismo

O álcool nem sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade. Sua venda é livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer. Uma reunião em casa de amigos, o happy hour depois de um dia estafante, a balada de sábado á noite, a paradinha no bar na saída do escritório não têm sentido algum sem a bebida alcoólica.

Ler mais

Blog

Filhos de dependentes químicos

Filhos de dependentes químicos

O cuidado especial com os dependentes químicos A preocupação com as crianças sempre estará entre os primeiros lugares. Os filhos de alcoólatras e dependentes químicos são esse exemplo de cuidados a se ater quando o tratamento envolve o fim....

Ler mais

Dinâmica de grupo para dependentes químicos

Dinâmica de grupo para dependentes químicos

A dependência química é um mal que está presente na sociedade dizimando o bem estar tanto individual quanto familiar. Em alguns casos o próprio dependente químico percebe o que está acontecendo consigo e decide pedir ajuda para se livrar....

Ler mais

Como parar de usar cocaína

Como parar de usar cocaína

A cocaína é uma droga que é conhecida pela dependência psíquica e física que ela provoca. Ela é capaz de afetar diretamente todas as estruturas de uma pessoa, ou seja, ela atinge o individuo na forma física, emocional, espiritual e mental. ...

Ler mais

Residencia terapêutica moradia assistida

Residencia terapêutica moradia assistida

A residência terapêutica é uma moradia temporária para pessoas que perderam a estrutura social e precisam de ajuda profissional para vencer problemas, como o vício em drogas, o alcoolismo e a esquizofrenia resultante da dependência química....

Ler mais

Ver todas