(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Como funciona um centro de reabilitação?


Como funciona um centro de reabilitação?

Muitas famílias têm dúvidas sobre como funciona um centro de reabilitação. E essa é uma preocupação pertinente, tendo em vista o papel importante que esse tipo de instituição tem na recuperação de entes queridos que estão enfrentando a dependência química ou alcoolismo.

Se você tem alguém próximo ou um familiar que precisa passar pela desintoxicação e demanda de uma internação, a boa seleção dos profissionais que serão responsáveis por prestar suporte especializado neste momento difícil é crucial. E, para tanto, é preciso conhecer ao menos os elementos gerais sobre como o trabalho é feito.

Tendo isso em mente, preparamos um conteúdo que explica como funciona um centro de reabilitação. Dessa maneira, você poderá se sentir mais seguro(a) e saberá quais aspectos precisam ser observados antes de fechar negócio e assinar um contrato.

Não deixe de conferir e fique por dentro do assunto!

 

Primeiramente, o que é um centro de reabilitação?

 

O centro de reabilitação é uma instituição especializada na recuperação de inúmeras doenças, não apenas de drogados e alcoólatras mas também de outras doenças de ordem psíquica, como a esquizofrenia e as mais variadas formas de compulsão ou vício (jogos, medicamentos, sexo, internet, etc). 

No entanto, é comum que cada unidade se concentre em uma especialidade ou público. No Grupo Recuperação, contamos com centros de acolhimento espalhados por todo o Brasil, cada um deles focado em uma especialidade, tais como:

  • Centro de reabilitação de alcoólatras feminino e masculino;
  • Centro de reabilitação de dependentes químicos;
  • Centro de reabilitação exclusivamente para homens;
  • Centro de reabilitação exclusivamente para mulheres;
  • Centro de reabilitação exclusivamente para adolescentes;
  • Centro de reabilitação exclusivamente para idosos;
  • Centro de reabilitação evangélico;
  • Entre outros.

As características particulares a cada campo de atuação ajudam a determinar como funciona um centro de reabilitação. No entanto, há alguns aspectos comuns a todos eles, como a presença de uma equipe de profissionais multidisciplinares e uma infraestrutura adequada para que haja discrição e tranquilidade ao longo do tratamento.

 

Como funciona um centro de reabilitação?

 

Existem diferentes formas de um paciente chegar ao centro de reabilitação. Aqueles que têm consciência do seu vício, costumam fazê-lo de maneira voluntária.

Contudo, há casos em que o viciado não reconhece o seu problema com a droga. Por isso, é preciso a intervenção da família e até mesmo do poder público para que ele seja internado involuntariamente ou até mesmo compulsoriamente.

De qualquer forma, os principais procedimentos que são realizados após a acolhida do dependente são:

  • Diagnóstico do nível de dependência química;
  • Desintoxicação do organismo com ou sem o uso de fármacos;
  • Abstinência assistida;
  • Terapias diversas e assistência para recuperação física, emocional, psicológica e espiritual;
  • Atividades individuais e em grupo;
  • Plano de manutenção dos resultados para evitar recaídas.

 

Tipos de internação

 

Agora que você já tem uma ideia de como funciona um centro de reabilitação, vejamos os tipos de tratamentos possíveis.

 

1. Tratamento interno

No tratamento interno, o paciente fica internado 24 horas por dia e, na maioria das vezes, nos 7 dias da semana. O prazo pode variar. Todavia, é comum que esse processo dure ao menos 28 dias. Há casos em que a família e os profissionais optam por uma internação de longo prazo, chegando a completar 6 meses ou mais.

 

2. Tratamento externo

No tratamento externo, o paciente não fica internado na instituição. Ele somente realiza visitas periódicas, normalmente de 1 a 3 vezes por semana, para receber orientações e suporte da equipe de profissionais da clínica. Porém, esse é um procedimento recomendado apenas para quem já passou pela desintoxicação ou tem níveis mais leves de dependência.

 

3. Tratamento com internação parcial

No tratamento com internação parcial, o paciente fica na instituição ao longo de todo o dia. Contudo, ele volta para casa à noite para que a família faça o acompanhamento noturno. Essa é uma combinação do tratamento interno e externo. Ela costuma ter um custo menor, mas só é realmente eficiente para pacientes que já passaram pela desintoxicação e estão conscientes das próprias limitações.

 

Pronto! Agora você já sabe como funciona um centro de reabilitação. Se ficou alguma dúvida, entre em contato com o Grupo Recuperação

Entramos em contato

Blog

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Lamentavelmente, os jovens são facilmente ldibriados pelo prazer momentâneo que as drogas podem gerar. Isso sem falar na influência de más companh

Ver mais
Atendemos convênios médico e planos de saúde
Planos de saúde
Podemos Ajudar?