Se você tem um parente ou amigo que é dependente químico, provavelmente já pensou em como motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas.
Este artigo foi escrito justamente para te ajudar a fazer essa motivação e melhorar a qualidade de vida do dependente.
Para tal, é importante compreender o que o vício provoca na vida deste dependente, conhecer os tratamentos acessíveis e como funciona essa motivação.
Então vamos continuar lendo e entender melhor todo esse processo? Vem com a gente!
Compreendendo o dependente químico
A vida do dependente químico é cheia de questões que, provavelmente ele não consegue lidar, e seus problemas, que podem ser em mais de uma área, que lhe causam estresses, frustração, culpa, depressão, entre outros e tem no seu vício, a fuga perfeita para esses problemas.
Como vimos, os motivos de alguém se envolver com drogas podem ser muitos, que envolvem sua vida social, familiar, trabalhista, entre outros
E o uso dessas drogas podem provocar danos dos mais diversos, tanto no psicológico quanto no físico, o que influencia na sua vida social também, o que inclui seu trabalho.
Tipos de Tratamento para dependentes químicos
Se você quer motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas, então é importante que você conheça os tipos de tratamentos existentes.
Lembrando que todo tratamento deve ser feito com a supervisão de profissionais qualificados e especializados em dependência química.
E o ideal, é que se procure uma clínica de reabilitação para melhor aproveitamento do tratamento e seus benefícios.
Visto que todos os tratamentos, têm suas formas clínicas e de internação, mas isso não faz dele um atendimento generalizado, pelo contrário, pois como cada paciente é um ser único, seu tratamento também é único e individualizado, de acordo com as necessidades que este paciente traz em suas demandas.
Portanto, o acompanhamento, as medicações, as atividades interativas e psicoterapias, são descritas conforme o paciente necessita de suas ações.
A motivação da dependência química e seus estágios
Existem cinco estágios motivacionais pelo qual o dependente passa, e que podem ser usados a favor das pessoas que desejam motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas.
São eles:
1º - Pré-contemplação, onde há negação em relação a mudança de vida, visto que nesta fase ele não compreende as perdas que estão ocorrendo em sua vida.
2º - Contemplação, onde os problemas com o vício e seus comportamentos podem começar a serem associados pelo dependente, mas não há comprometimento com a mudança de vida.
3º - Preparação, onde existe uma conscientização e o dependente está pronto para realizar sua mudança, se compromete com sua reabilitação e se dispõe a procurar por ajuda especializada, já pensando em uma vida melhor após tratamento.
4º - Ação, em que o dependente está engajado no tratamento e com as ações que possibilitam sua mudança.
5º - Manutenção, quando vencida a etapa mais complexa do tratamento, sua reintegração social está acontecendo e um novo comportamento o leva a um novo estilo de vida e usa todas as ferramentas apreendidas para vivenciar o seu cotidiano longe do vício.
Como motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas?
Fornecer ajuda para uma pessoa dependente química não é uma função fácil, pois como uma doença crônica, ela afeta a vida de uma pessoa em muitos níveis.
No entanto, algumas ações podem cooperar para que o dependente se sinta seguro e consiga confiar em alguém a tal ponto, que passe a desejar ser tratado em clínicas de recuperação para ter sua vida restaurada.
Sem dizer que esse apoio, seja da família ou de amigos, é super importante para que o diálogo com o dependente esteja sempre aberto, abrindo um leque de possibilidades que o permita levar a vida o mais próximo do normal possível.
Motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas, é promover uma mudança de comportamento no dependente, que torna possível a recuperação de uma vida de qualidade em todas as suas áreas.
Não só buscando a ajuda especializada, mas se mantendo firme em seu tratamento, evitando as recaídas, e sendo ressocializado de forma bem sucedida.
Portanto, seja um motivador de nova vida, seja empático, seja o apoio que o outro possa precisar para dar o pontapé inicial de uma nova vida com novos sonhos e novas realizações positivas.
Fale com o Grupo de Recuperação e tenha acesso aos serviços de tratamento e recuperação de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil.