(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Como motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas?


Como motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas?

Se você tem um parente ou amigo que é dependente químico, provavelmente já pensou em como motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas.

Este artigo foi escrito justamente para te ajudar a fazer essa motivação e melhorar a qualidade de vida do dependente.

Para tal, é importante compreender o que o vício provoca na vida deste dependente, conhecer os tratamentos acessíveis e como funciona essa motivação.

Então vamos continuar lendo e entender melhor todo esse processo? Vem com a gente!

Compreendendo o dependente químico

A vida do dependente químico é cheia de questões que, provavelmente ele não consegue lidar, e seus problemas, que podem ser em mais de uma área, que lhe causam estresses, frustração, culpa, depressão, entre outros e tem no seu vício, a fuga perfeita para esses problemas.

Como vimos, os motivos de alguém se envolver com drogas podem ser muitos, que envolvem sua vida social, familiar, trabalhista, entre outros

E o uso dessas drogas podem provocar danos dos mais diversos, tanto no psicológico quanto no físico, o que influencia na sua vida social também, o que inclui seu trabalho.

Tipos de Tratamento para dependentes químicos

Se você quer motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas, então é importante que você conheça os tipos de tratamentos existentes.

Lembrando que todo tratamento deve ser feito com a supervisão de profissionais qualificados e especializados em dependência química.

E o ideal, é que se procure uma clínica de reabilitação para melhor aproveitamento do tratamento e seus benefícios.

Visto que todos os tratamentos, têm suas formas clínicas e de internação, mas isso não faz dele um atendimento generalizado, pelo contrário, pois como cada paciente é um ser único, seu tratamento também é único e individualizado, de acordo com as necessidades que este paciente traz em suas demandas.

Portanto, o acompanhamento, as medicações, as atividades interativas e psicoterapias, são descritas conforme o paciente necessita de suas ações.

A motivação da dependência química e seus estágios

Existem cinco estágios motivacionais pelo qual o dependente passa, e que podem ser usados a favor das pessoas que desejam motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas.

São eles:

1º -  Pré-contemplação, onde há negação em relação a mudança de vida, visto que nesta fase ele não compreende as perdas que estão ocorrendo em sua vida.

2º - Contemplação, onde os problemas com o vício e seus comportamentos podem começar a serem associados pelo dependente, mas não há comprometimento com a mudança de vida.

3º - Preparação, onde existe uma conscientização e o dependente está pronto para realizar sua mudança, se compromete com sua reabilitação e se dispõe a procurar por ajuda especializada, já pensando em uma vida melhor após tratamento.

4º - Ação, em que o dependente está engajado no tratamento e com as ações que possibilitam sua mudança.

5º - Manutenção, quando vencida a etapa mais complexa do tratamento, sua reintegração social está acontecendo e um novo comportamento o leva a um novo estilo de vida e usa todas as ferramentas apreendidas para vivenciar o seu cotidiano longe do vício.

Como motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas?

Fornecer ajuda para uma pessoa dependente química não é uma função fácil, pois como uma doença crônica, ela afeta a vida de uma pessoa em muitos níveis.

No entanto, algumas ações podem cooperar para que o dependente se sinta seguro e consiga confiar em alguém a tal ponto, que passe a desejar ser tratado em clínicas de recuperação para ter sua vida restaurada.

Sem dizer que esse apoio, seja da família ou de amigos, é super importante para que o diálogo com o dependente esteja sempre aberto, abrindo um leque de possibilidades que o permita levar a vida o mais próximo do normal possível.

Motivar o dependente no tratamento contra álcool e drogas, é promover uma mudança de comportamento no dependente, que torna possível a recuperação de uma vida de qualidade em todas as suas áreas.

Não só buscando a ajuda especializada, mas se mantendo firme em seu tratamento, evitando as recaídas, e sendo ressocializado de forma bem sucedida.

Portanto, seja um motivador de nova vida, seja empático, seja o apoio que o outro possa precisar para dar o pontapé inicial de uma nova vida com novos sonhos e novas realizações positivas.

Fale com o Grupo de Recuperação e tenha acesso aos serviços de tratamento e recuperação de dependentes químicos e alcoólatras em todo Brasil.

Entramos em contato

Blog

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Lamentavelmente, os jovens são facilmente ldibriados pelo prazer momentâneo que as drogas podem gerar. Isso sem falar na influência de más companh

Ver mais
Atendemos convênios médico e planos de saúde
Planos de saúde
Podemos Ajudar?