(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico e pode estar precisando de ajuda


Sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico e pode estar precisando de ajuda

Se dar conta de que alguém próximo a você precisa de um tratamento pode ser uma tarefa difícil. Se você percebeu sinais de que seu familiar pode ser um dependente químico e pode estar precisando de ajuda, é hora de agir.

Na maioria das vezes, o próprio dependente se recusa ou acha que não precisa de um tratamento, mas pode ser muito necessário.

Mas, você consegue identificar essas necessidades? Sabe quais são os principais sinais de que ele precisa de ajuda?

Veja a seguir alguns desses sinais e como você pode identificá-los. Confira a seguir:

QUANDO SE FAZ NECESSÁRIA A INTERNAÇÃO DE UM DEPENDENTE QUÍMICO?

Alguns dependentes químicos não precisam passar por uma internação para serem tratados, basta apenas alguns acompanhamentos e tratamentos ambulatoriais para isso.

Por outro lado, existem pessoas que não conseguem mais controlar o seu vício e precisam de ajuda para se livrar das drogas.

Em casos como esses, a internação se torna necessária para que a qualidade de vida do paciente seja preservada, garantindo segurança para ele e sua família. Veja a seguir alguns sinais de que ele precisa de ajuda:

Se ele muda toda a rotina por conta das drogas

Um dos primeiros sinais de que a pessoa precisa de ajuda é quando ela muda a rotina por conta do uso das drogas.

Os horários de dormir, comer e trabalhar são afetados por conta do consumo das drogas, e a tendência é que ele se mantenha isolado. Nessa hora, é preciso estar atento, pois ele precisa de ajuda.

Se ele não consegue mais passar tempo em família

Outro sinal de que ele precisa de ajuda é quando não consegue mais passar tempo com a família e muito menos conversar olhando nos olhos das pessoas.

Isso porque o dependente passa a ter vergonha do que faz, e criar um diálogo pode ser bem difícil para ele. Ele costuma olhar sempre para baixo no meio de uma conversa, ou até mesmo evita conversar.

Se ele passar a mentir cada vez mais

Esse também é um sinal comum. Ele começa a mentir em situações comuns do dia a dia, como com quem estava ou onde estava e depois as mentiras só aumentam.

É comum que ele deixe de comparecer aos compromissos também e passe a mentir para conseguir dinheiro para comprar as drogas.

Se ele se tornar agressivo

Outro sinal comum de que seu familiar pode ser um dependente químico e pode estar precisando de ajuda, é quando ele começa a ter ações agressivas. Com o uso das drogas, ele fica constantemente irritado, principalmente com pessoas que tentam aconselhá-lo.

Se ele não tem acesso às drogas, também fica agressivo e estressado com isso, entrando em abstinência.

Se ele não se preocupa mais com sua imagem

Outro sinal de que o dependente químico precisa de ajuda é quando ele passa a não se preocupar consigo mesmo. Os cuidados básicos como comer, escovar os dentes e tomar banho acabam ficando de lado. 

Em fases como essa, ele não se lembra de ninguém mais, e nem de si mesmo. Só quer saber de consumir as suas drogas, deixando os cuidados de lado.

Se ele passa mais tempo fora de casa

É comum que o dependente químico que está afundado nas drogas também apresenta esse sinal: passar muito tempo fora de casa.

Ele prefere passar mais tempo fora de casa pois sente vergonha, não consegue lidar com seus desejos e não aceita ser aconselhado pela família ou amigos. É comum que ele também sinta vontade de ficar fora de casa por não conseguir pedir ajuda.

Até porque, na rua, é mais comum dele conseguir usar as drogas sem que ninguém o repreenda e também porque consegue compartilhar as drogas com outras pessoas.

Infelizmente, é comum que o dependente químico passe a viver como um morador de rua, pedindo dinheiro para outras pessoas para conseguir sustentar o seu vício.

A dependência química é uma doença que pode acabar com a vida de uma pessoa. Se você perceber que o seu familiar apresentou algum desses sinais, fique atento e procure ajudá-lo da melhor forma.

Nessa horas, é possível que ele já tenha desistido de si mesmo, mas tente não desistir e cuidar dele.

O Grupo de Recuperação atua seriamente no combate e prevenção a dependência química e o alcoolismo, contamos com dezenas de unidades em todos estados do Brasil caso queira informações fale com nossa equipe e te daremos as melhores orientações.

Entramos em contato

Blog

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Lamentavelmente, os jovens são facilmente ldibriados pelo prazer momentâneo que as drogas podem gerar. Isso sem falar na influência de más companh

Ver mais
Atendemos convênios médico e planos de saúde
Planos de saúde
Podemos Ajudar?