(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

O que fazer ao saber que seu filho fuma maconha?


O que fazer ao saber que seu filho fuma maconha?

Muitos pais e mães pedem orientações sobre uma questão cada vez mais frequente: o que fazer ao saber que seu filho fuma maconha? Assim como acontece quando é preciso conversar sobre namoro e sexo, quando o assunto é drogas há constrangimento e tabus a serem vencidos.

Em primeiro lugar, os pais precisam entender esse tipo de diálogo como uma orientação e não como uma discussão hostil. Caso contrário, é bastante provável que o jovem interprete a conversa como uma tempestade em copo de água e saia dela apenas reafirmando ideias contrárias às que você apresentar.

Além do mais, precisamos reconhecer que, embora a maconha ainda seja proibida no Brasil, diversos países já flexibilizaram, descriminalizaram ou regulamentaram o uso recreativo da planta, mais ou menos nos mesmos moldes do álcool e do tabaco.

No Brasil, já há projetos em discussão e exceções permitidas por lei para o uso medicinal da cannabis até mesmo para crianças. Essa é uma tendência mundial pois há estudos que, de fato, revelam propriedades benéficas para a saúde em alguns dos seus componentes.

Estar por dentro dos argumentos que levaram países como o Uruguai, o Canadá, a Holanda e Portugal a reverem suas restrições sobre o uso da erva é fundamental. Afinal de contas, o jovem de hoje é muito bem informado e certamente apresentará dados como pretextos para justificar o próprio uso.

É nesse instante que os pais precisam mostrar que estão por dentro do assunto e contra-argumentar com informações sobre os danos da maconha, especialmente para os adolescentes. O conhecimento é uma das estratégias mais eficazes.

Se você já se perguntou sobre o que fazer ao saber que seu filho fuma maconha, veio ao lugar certo. Continue com a leitura!

 

Afinal, maconha faz mal ou não?

 

Sim. Fumar maconha traz malefícios semelhantes aos do cigarro. Por outro lado, pode servir para a extração de substâncias que auxiliam no tratamento de determinadas doenças.

A maconha é uma planta e, assim como outras, têm algumas propriedades medicinais. No entanto, a química envolvida nos estudos sobre o tema é bastante complexa.

Em termos gerais, há duas substâncias que funcionam como peças-chave para o entendimento do que é remédio e do que é alucinógeno:

  • CBD: que não é entorpecente e serve para a elaboração de medicamentos e extratos naturais benéficos em alguns casos;
  • THC: que é liberado ao queimar a planta e causa o “barato”, mas não tem propriedades medicinais comprovadas.

Ou seja, se um indivíduo fuma maconha achando que ela pode fazer bem, está cometendo um engano. Ainda mais em jovens, que estão com o sistema cardiorrespiratório e cerebral em formação ainda.

Além do mais, a maconha fumada nos dias atuais é pelo menos 50 vezes mais forte do que a que era consumida em décadas anteriores, como pelos hippies dos anos de 1970. A droga foi ficando com teores maiores de THC com o passar do tempo pois os usuários tornam-se tolerantes com o consumo a longo prazo.

Qualquer substância psicoativa é perigosa. Nos primeiros anos de vida, esse pode ser um gatilho para transtornos psicológicos, inclusive para a esquizofrenia.

 

O que fazer ao saber que seu filho fuma maconha?

 

Se você descobrir que o seu filho está fumando maconha, respire fundo e encare o problema de frente. Crie estratégias para conversar com ele em um momento que ambos estiverem calmos.

Tenha um diálogo franco. Todavia, evite julgamentos e palavras agressivas.

Lembre-se que os amigos também têm grande influência na construção da personalidade das crianças e adolescentes. Se você for muito duro e falar sobre a cannabis com o intuito de assustar, a tendência é que seu filho se feche e ache que os amigos que estão falando bem da droga é que estão certos.

Explique sobre o lado positivo e, é claro, sobre os malefícios da planta. Jamais ameace de expulsá-lo de casa ou de agredi-lo. Esse é o momento de estar junto e ajudar o seu filho a não tomar decisões equivocadas.

Muitos pais que não têm ideia de o que fazer ao saber que seu filho fuma maconha procuram a ajuda de um especialista. Uma visita a um médico ou a um centro de reabilitação é uma excelente forma de alertar o seu filho com o suporte de quem entende do assunto.

E, caso ele esteja viciado ou tenha resistência em se desvencilhar do uso da droga, não hesite em contatar uma clínica para fazer a desintoxicação e redirecionamento. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar muito nesse sentido e evitar que o jovem acabe sendo seduzido por esse ou outros vícios.

Se precisar, conte conosco!

Entramos em contato

Blog

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Lamentavelmente, os jovens são facilmente ldibriados pelo prazer momentâneo que as drogas podem gerar. Isso sem falar na influência de más companh

Ver mais
Atendemos convênios médico e planos de saúde
Planos de saúde
Podemos Ajudar?