(11) 4249-1373 (11) 94797-6909

Quais são os tipos de alcoólatras?


Quais são os tipos de alcoólatras?

Lamentavelmente, o álcool se tornou parte de nossa cultura. Em muitos casos, o seu consumo é incentivado, ignorando o fato de que essa é uma droga, ainda que seja lícita. Por isso, hoje veremos quais são os tipos de alcoólatras e como as pessoas podem ser afetadas pelo vício.

Afinal de contas, pessoas das mais diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas podem se tornar dependentes. E, quando isso ocorre, os efeitos negativos do alcoolismo podem ter consequências devastadoras não apenas para a pessoa como para todos os que fazem parte do seu convívio, especialmente familiar.

O alcoolismo é uma doença. E o pior de tudo é que ela não tem cura definitiva. Contudo, é possível contornar essa dificuldade e manter o desejo pelo consumo de bebidas alcoólicas sob controle. Para tanto, o primeiro passo é ter mais conhecimento acerca do problema.

No artigo de hoje, você verá quais são os tipos de alcoólatras e os aspectos principais que caracterizam esses grupos. Continue acompanhando!

 

1. Alcoólatra jovem adulto

 

Esses são alcoólatras que geralmente começam a ter problemas com a bebida no final da fase da adolescência, em especial na faixa dos 16 a 18 anos de idade. No entanto, é a partir dos 19 a 24 anos que o vício se estabelece de forma mais consolidada a ponto de interferir na sua vida como um todo.

Esse é um grupo de risco não apenas para o alcoolismo como para outros transtornos que podem ser desencadeados justamente pela embriaguez constante. Quem abusa de bebidas e drogas nessa fase está mais suscetível a manifestar distúrbios como a depressão, a síndrome de pânico e até mesmo a esquizofrenia, especialmente entre os homens.

 

2. Alcoólatras antissociais

 

Esse é um dos tipos de alcoólatras menos frequentes, mas com maior dificuldade de conseguir uma plena recuperação. Ele costuma começar a beber muito jovem e sozinho, pois apresenta traços de transtorno de personalidade antissocial.

Podem ser observadas outros distúrbios associados à dependência alcoólica, tais como fobias, depressão, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e ilações suicidas. Além disso, é bastante frequente o consumo não apenas de bebidas como de outras substâncias, como o cigarro, a cocaína e outras drogas.

 

3. Alcoólatras funcionais

 

No geral, os alcoólatras funcionais são adultos e estão na faixa dos 40 anos de idade. Embora tenham começado a beber em décadas anteriores, o vício se consolida nessa fase da vida e começa a revelar as suas consequências mais cruéis.

A maior parte desse grupo é composta pelo público masculino. Além disso, eles podem ter os mais variados níveis de instrução e de condições econômicas.

Por sofrerem com os resultados da dependência na vida pessoal e profissional, pelo menos 20% deles procuram por suporte profissional voluntariamente para se recuperar. Porém, sem uma estratégia de acompanhamento a longo prazo, as recaídas podem ser constantes.

 

4. Alcoólatras com familiar intermediário

 

Dentre os tipos de alcoólatras, uma parcela significativa é composta por dependentes que têm parentes próximos que também são alcoolistas. Seja por fatores hereditários ou pela própria convivência, o vício tende a se manifestar bem cedo, antes dos 30 anos de idade.

Famílias com esse tipo de problema costumam ter dificuldades maiores e frequentes problemas em suas relações. No entanto, se ambos procurarem por ajuda, o vínculo familiar pode ser um fator que contribui para a recuperação e ajuda a despertar a consciência da importância de se manter sóbrio.

 

5. Alcoólatras crônicos

 

Os alcoólatras crônicos representam menos de 10% de todos os dependentes de bebidas alcoólicas. Contudo, eles apresentam graves traços de transtorno de personalidade e um elevado nível de dependência física, psicológica e emocional.

No geral, o vício é difícil de ser curado e está atrelado a outros problemas, como a depressão, o transtorno bipolar e a síndrome de pânico, além da dependência por outras substâncias, inclusive em drogas ilícitas.

Esse é um dos tipos de alcoólatras que mais se esforça para se tratar, principalmente pelo quanto a bebida afeta os seus relacionamentos amorosos, familiares e a vida profissional. Por outro lado, também é um grupo propenso a recaídas.

 

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de alcoolismo, não hesite em procurar ajuda para si mesmo ou para alguém próximo que está enfrentando essa doença. Conte conosco!

Entramos em contato

Blog

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Internação dependente químico Unimed

Internação dependente químico Unimed

Você está buscando fazer uma internação dependente químico Unimed? Nosso grupo pode te ajudar a entender como está funcionando atualmente um tra

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Como saber onde seu filho pode esconder drogas em casa

Lamentavelmente, os jovens são facilmente ldibriados pelo prazer momentâneo que as drogas podem gerar. Isso sem falar na influência de más companh

Ver mais
Atendemos convênios médico e planos de saúde
Planos de saúde
Podemos Ajudar?