Tratamento contra o vício em cocaína

Tratamento contra o vício em cocaína


Certamente o vício em cocaína é um dos mais presentes no Brasil, sendo que essa é uma droga extremamente conhecida no mundo inteiro. Mesmo que seus efeitos colaterais sejam tão divulgados, muitas pessoas nem mesmo sabem porque isso acontece, e como ela atua no organismo.

Desta forma, as pessoas precisam estar mais cientes de como funciona o processo de dependência da cocaína, e como ela é capaz de levar a pessoa a ter que buscar ajuda para sair desse tipo de dependência. 

Mesmo a cocaína sendo tão conhecida, é bem difícil que as pessoas saibam como funciona o processo de desintoxicação. Desta forma, neste post você entenderá um pouco mais sobre como essa droga acaba agindo no organismo, tudo para ajudar aquela pessoa que está na dependência.

 

Como o vício em cocaína acontece? E que droga é essa?

Antes de entender como o vício em cocaína acontece, é preciso conhecer primeiro essa droga, na verdade, a mesma é uma substância ilícita que possui como principal ativo que é extraído da planta Erythroxylon coca.

Essa mesma planta pode ser encontrada em países da América Central e da América do Sul. É preciso saber que nessa espécie de planta, há uma substância alcaloide, a mesma é chamada de benzoilmetilecgonina, é ela que é usada na preparação desse pó. 

Lembrando que a folha acaba passando por duas fases para que ocorra a extração desse alcalóide: na primeira fase ela é prensada com gasolina ou querosene, ao fazer isso uma pasta é formada, ela é chamada de sulfato de cocaína.

Logo depois, a mesma com a ajuda do ácido clorídrico, acaba sendo transformada em pó. Lembrando que quando essa substância atinge o organismo, acaba provocando então uma sensação de bem estar e muita euforia, justamente por ser capaz de atuar no sistema nervoso central. 

Justamente por ser capaz de provocar sensações “boas” em seus primeiros momentos, sabidamente a pessoa acaba repetindo seu uso e por fim é bem comum que a maioria delas acabe com vício em cocaína, e isso traz consequências graves para a saúde. 

 

Por que pessoas acabam dependente dessa droga?

Como já dito anteriormente a cocaína acaba atuando de forma direta no sistema nervoso central, sendo assim, é bem comum proporcionar uma sensação instantânea de bem, além disso, é capaz de dar uma energia maior ao corpo e faz com que a pessoa sinta euforia e felicidade. 

Logo, é bem comum essa droga ser usada durante a noite, na maioria das vezes em festas e por pessoas que possuem um quadro mais depressivo, essas mesmas pessoas acabam ficando dependentes por conta de seus efeitos imediatos. 

Porém, é importante lembrar também, que quando a sensação da droga passa, então vem uma sensação desgastante de tristeza, paranoia, ansiedade e até mesmo desânimo. 

É nesse momento que a pessoa começa a ir em busca da sensação de felicidade novamente, fazendo isso repetidamente, o vício em cocaína acaba acontecendo.

 

Conheça os efeitos do vício em cocaína a curto e longo prazo

O uso da cocaína é sim capaz de trazer sérios efeitos, os mesmos podem ser de curto e longo prazo, e ainda podem afetar a saúde e trazer consequências fatais. 

Lembrando que em curto prazo, além de conceder euforia e felicidade que são quase que imediatamente seguidas de depressão e tristeza, essa droga faz com que a pessoa não coma e nem mesmo durma da forma adequada.

Além disso, em um primeiro momento a pessoa pode sentir taquicardia, convulsões, espasmos e até mesmo pressão alta. Além disso, mesmo depois do efeito da droga passar, então essa pessoa pode ficar furiosa e ainda acabar tendo comportamentos agressivos e paranoicos.

Já o vício em cocaína, a longo prazo acaba sendo devastador, a pessoa pode se tornar psicótica e começar a passar por muitas alucinações diariamente.  

Ademais, conforme o tempo vai passando, é bem comum que o corpo fique debilitado, o organismo se torna enfraquecido, e se torna dependente dessa química. 

Lembrando que os vasos sanguíneos acabam sofrendo danos permanentes, e as chances de ter derrame cerebral, pressão alta, ataques cardíacos, problemas nos rins, desnutrição, delírios, mudanças de humor repentinas, desorientação e alucinações. 

Para finalizar, é bem comum a pessoa recorrer à crimes para ter dinheiro e fazer uso dessa substância, além do mais, pode chegar ao suicídio devido ao uso. 

Fica bem claro, que é preciso que a família deve ajudar buscando ajuda especializada para essa pessoa, o ideal é realizar tratamentos nos centros de reabilitação que são focados em tratar desse vício em questão.